Laboratório

Improvisação vocal coletiva

Uma investigação artística

De abril a junho de 2022, as instalações da Escola Superior de Educação do IPP acolheram um laboratório de investigação em que se pretendeu explorar a improvisação vocal coletiva com um ensemble de oito cantores. Nas quatro sessões organizadas abordaram-se alguns exercícios oriundos de práticas onde estão presentes a improvisação vocal e coletiva. Procuramos responder às seguintes questões:

1. Quais as práticas existentes em improvisação coletiva e em improvisação vocal coletiva?

2. Qual o processo de criação de um ensemble vocal coletivo?

Neste sentido, criou-se um laboratório de improvisação vocal colectiva, onde se exploraram exercícios recolhidos de circlesinging, soundpainting, jazz, soundsinging, paisagem sonora, música aleatória/indeterminada, improvisação livre e dualidade voz/ corpo. As sessões foram registadas em formato audiovisual e acompanhadas de um diário de bordo.

  • Composta para este ensemble a obra prevê espaço para a improvisação, explorando as potenciais ambiguidades da notação não convencional.

    Podes descarregar a partitura e o áudio no final desta página.

  • Um obrigado aos meus colegas - Alexandre, Bárbara, Beatriz, Catarina, João, Soraia e Tomás - que aceitaram o desafio de fazer parte do laboratório. Sem eles esta investigação não teria sido possível.

Sessão i

  • Exercício de notas longas, começando e terminando em uníssono, permitindo uma exploração de sonoridades livres.

    (Skårhøj, 2011)

  • Exercício de sincronização rítmica, criando uma máquina sonora, cujas peças funcionam em conjunto.

    (Stoloff, 2006)

  • Exercício de sincronização rítmica, atirando uma bola, que pretende chegar a uma melodia final com o contributo de todos.

    (Mehrabi, 2017)

  • Exercício de ostinatos, com que cada membro contribui, por camadas sobrepostas.

    Livremente baseado na prática de circlesinging.

    (Treece, 2015)

One-chaos-one

Human machines

Flying voices

Ostinatos

Sessão ii

  • Exercício em que se segue com a voz o movimento das mãos presente num vídeo.

    (HIVE Choir, 2020)

  • Exercício de interpretação sonora de texto e imagem, a partir de “PoemFields N1” de VanderBeek (1967).

    Livremente baseado na prática de soundsinging.

    (Tonelli, 2016)

  • Exercício de ostinatos sonoros associados a um movimento no espaço.

    (Monk, 2019)

  • Exercício de criação em grupo de uma improvisação estruturada.

Hand watching

Sonoplastia

Vocal rooms

Criação colectiva i

Sessão iii

  • Exercício que utiliza o gesto para conduzir a improvisação do grupo.

    Livremente baseado na prática de soundpainting.

    (Thompson, 2006)

  • Exercício que faz uso dos sons encontrados durante um determinado percurso, para reprodução desse utilizando a voz.

    (Green & D'Arcy, 2017)

  • Improvisação sob/sobre melodia, utilizando harmonização ou contraponto.

    Progressões harmónicas associadas a uma melodia.

    (Canabiss, 2019)

Condução pelo gesto

Paisagem sonora

Improvisação harmónica

Sessão iv

  • A partir da obra “Towards an unbearable lightness” de Bergstrøm-Nielsen (1992).

  • Exercício de criação em grupo de uma improvisação estruturada.

Partitura gráfica

Criação colectiva ii

Sessão v

  • Improvisação sem estrutura combinada.

  • A partir da obra “Encontrar o espaço” de Luísa Matos.

    *descarrega no final da página

Improvisação livre

Encontrar o espaço

A obra “Encontrar o espaço” foi composta para este ensemble. Uma obra com espaço para a improvisação. Podes descarregar a partitura em vídeo ou pdf + áudio.